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Dieta Mediterrânea

  • Listado: 9 de janeiro de 2012 1:48
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Descrição

Dieta Mediterrânea

A maioria das dieta são sem carboidratos, sem gordura, sem açúcar, sem carne a dieta mediterrânea é diferente em vez de se concentrar no que você não pode comer, ela se concentra no que você pode.

Ingredientes básicos da dieta mediterrânea:

Alimentos frescos e saudáveis. A dieta mediterrânea inclui frutas e vegetais frescos, grãos integrais, nozes e sementes, legumes, frutos do mar, iogurte, azeite, e pequenas quantidades de vinho.

Os alimentos devem ser consumidos frescos, deve-se evitar alimentos processados.

A dieta mediterrânea se concentra em pequenas porções de alimentos de alta qualidade.

As gorduras saudáveis como o azeite e nozes, são alimentos básicos da dieta mediterrânea, ao contrário da maioria das dietas, a dieta mediterrânea não reduzir o consumo de gordura. Em vez de limitar a ingestão de gordura total, a dieta mediterrânea faz escolhas sábias sobre o tipo de gorduras que são utilizadas. No menu estão as gorduras monoinsaturadas encontradas no azeite de oliva, nozes e abacate, e omega-3 ácidos graxos poliinsaturados, encontrados em peixes gordurosos (salmão, atum, sardinha e truta) e gordura de fontes vegetais, como a linhaça. Limitar os alimentos processados e embalados mantém a dieta extremamente pobre em gorduras trans não saudáveis, que aumentam o risco de doenças cardíacas e derrames.

Os povos mediterrâneos usam o azeite em quase tudo o que comem, incluindo massas, pães, legumes, saladas, peixes, e até bolos e pasteis.O azeite é a gordura principal na dieta mediterrânea, substituindo outras gorduras e óleos, incluindo manteiga e margarina. O que é tão saudável quanto o azeite? Pesquisadores do Monell Chemical Senses Center, na Filadélfia descobriram que oleocanthal, um composto em azeite, pode reduzir as inflamações, o que poderia ajudar a prevenir condições como doenças cardíacas, diabetes, artrite, Alzheimer e doenças auto-imunes, bem como certos tipos de câncer.

Os ácidos graxos ômega-3 são importantíssimos para a saúde. Ácidos graxos reduzem a incidência de ataques cardíacos, coágulos de sangue, hipertensão e acidentes vasculares cerebrais, e pode evitar certas formas de câncer e diminuir o risco de distúrbios neurológicos como a doença de Alzheimer.

Mais vegetais, menos carne. “Uma dieta rica em alimentos de origem vegetal e menor nos produtos de origem animal tem sido associada à diminuição da incidência de doenças cardíacas, diabetes e muitos cânceres”. A dieta mediterrânea tradicional é praticamente vegetariana, com muito peixe e muito pouca carne. Quanto aos vegetais: tomate, brócolis, pimentão, alcaparras, espinafre, berinjela, cogumelos, feijão branco, lentilha e grão de bico.


Outras Dietas:

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